top of page

Campinas terá reconhecimento facial nos ônibus do transporte coletivo

Medida vale para Bilhete Único gratuito, idoso, escolar e universitário. Objetivo é evitar que os passageiros 'emprestem' benefícios.


Os ônibus do transporte coletivo de Campinas (SP) contarão a partir deste sábado (5) com um sistema de reconhecimento biométrico facial. A tecnologia vai constatar na catraca dos veículos e dos terminais se o usuário do Bilhete Único é o titular do cartão. O objetivo é evitar que os passageiros "emprestem" os benefícios.


Em agosto, num primeiro teste feito em 2.052 registros, mais de 12% dos passageiros fraudaram o sistema.


A medida vale para as categorias gratuito, idoso, escolar e universitário do Bilhete Único. Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o uso inadequado de benefícios gera prejuízos ao transporte público e pode pressionar no reajuste da passagem.

O decreto da implantação foi assinado nesta quinta-feira (3), na sede da Emdec, na Vila Industrial, pelo prefeito Jonas Donizette (PSB).


Reconhecimento facial

A sistema de biometria coleta e armazena fotografias do usuário quando ele passa o bilhete no validador e as compara com a foto do cadastro na Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc), que administra o sistema de bilhetagem eletrônica.


Se houver divergência entre as imagens, a pessoa conseguirá viajar, mas o conflito registrado será analisado pela Transurc. Confirmado o uso indevido, o titular receberá uma correspondência e deverá comparecer na associação no prazo de dez dias.


O não comparecimento resultará em bloqueio do cartão ou suspensão da venda de créditos. Entre as penalidades previstas estão desde uma advertência até o cancelamento do benefício.

Dados

Segundo a Emdec, atualmente são 1.115.197 usuários da família Bilhete Único, sendo 959.265 do comum/vale-transporte, 104.994 do idoso, 31.035 do escolar, 11.666 do universitário e 8.237 do gratuito.

Fonte: Central Globo de Notícias


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page