Novas soluções para o transporte urbano são apresentadas na FetransRio
Tecnologias e veículos maiores são destaques; Volvo apresentou biarticulado com capacidade para 300 pessoas; Mercedes-Benz, superarticulado para 220 pessoas
A 11ª FetransRio - Feira Rio Transportes movimenta o mercado de produtos e tecnologias voltadas à mobilidade urbana. Durante o evento, que é um dos maiores do setor de transporte da América Latina, já foram lançados novas ferramentas e veículos que visam aprimorar e tornar mais eficiente o serviço de transporte urbano. Pioneira no desenvolvimento dos sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), a Volvo Bus Latin América apresentou o CIVI – City Vehicle Interconnect -, um modelo para evolução dos sistemas BRT. O CIVI foi projetado para as cidades que desejam se tornar reconhecidas como Smart Cities, ou cidades conectadas. Desenhado para Curitiba, sede do Grupo Volvo na América Latina, o projeto pode ser customizado para qualquer cidade. O sistema pode operar com veículos híbridos – que reduzem as emissões de poluentes, por funcionarem com propulsão elétrica e por combustão -, nas versões convencional e articulada. Nos sistemas que exijam capacidade máxima de passageiros o CIVI também pode ser operado com os biarticulados tradicionais.
“A evolução do BRT está intrinsicamente relacionada às novas possibilidades geradas pelo desenvolvimento da tecnologia híbrida veicular e dos avanços das ferramentas de conectividade nas cidades inteligentes. Essa é a essência da criação do City Vehicle Interconnected, denominado CIVI”, afirma Ayrton Amaral, especialista em mobilidade urbana da Volvo Bus Latin América. O projeto prevê a construção de estações subterrâneas, eliminando interferências, aumentando a velocidade operacional e valorizando a paisagem urbana com a criação de parques na superfície onde antes circulavam os ônibus.
Maiores do mundo
A Voldo ainda apresentou novos veículos para sistemas de transporte da alta capacidade. Um articulado de 22 metros de comprimento e capacidade para até 210 passageiros (o Super Artic), e um biarticulado de 30 metros e capacidade para até 300 pessoas (o Gran Artic). O novo biarticulado é o maior ônibus do mundo. Ele foi desenvolvido no Brasil especialmente para sistemas de transporte com alta demanda e corredores segregados. Já a Mercedes-Benz do Brasil lançou oficialmente uma versão do chassi O 500 MDA HD (Heavy Duty) para ônibus superarticulados com maior capacidade, para mais de 220 passageiros. “Trata-se do maior superarticulado para sistemas BRT e o maior articulado da marca Mercedes-Benz no mundo”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. O superarticulado já está em operação no BRT do Rio de Janeiro. Segundo a empresa, o desenho do modelo permite ampliar em 10% a capacidade de passageiros com relação a outros do mesmo porte (23 metros, com apenas uma articulação).
CNT e SEST SENAT na FetransRio
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o SEST SENAT estão presentes na 11ª FetransRio. Os participantes podem visitar o estande, no qual é apresentada a atuação das instituições, produtos e serviços oferecidos. Além disso, quem passar pelo local pode receber orientação nutricional e realizar atendimentos rápidos de saúde.
A 11ª FetransRio e o 17º Etransport – Congresso sobre Transporte de Passageiros começaram nesta quarta-feira (23) e seguem até sexta-feira (25), no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro.
Fonte: Agência CNT de Notícias